terça-feira, 23 de abril de 2013

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte

 

De origem pobre e de pele morena, o garoto Heathcliff é adotado pelo rico Earnshaw e levado para morar em sua casa, conhecida como Morro dos Ventos Uivantes. Lá, a presença do menino desperta ciúmes em Hindley, filho mais velho de Earnshaw, e deste atrito nasce uma grande rivalidade. Em contrapartida, a caçula Catherine se afeiçoa a Heathcliff, por quem passa a nutrir um grande amor. Por conta dessa situação, Hindley é enviado para estudar fora. Três anos mais tarde, Earnshaw morre e o jovem retorna para casa, agora como o dono de tudo. Com isso, Heathcliff passa a viver como empregado da família, em vez de um membro dela. O passar dos anos traz consigo muitos conflitos na casa dos Earnshaw e a relação de Heathcliff com os irmãos e suas tentativas de se encaixar na sociedade acabam aumentando o conflito com Headley e distanciando o rapaz de Catherine. 

  Sinopse "Se o amor  dela morresse, eu arrancaria seu coração do peito e beberia seu sangue."
O livro favorito de Bella e Edward! Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, inclusive dos belos personagens de Stephenie Mey.





Resumo do livro
 
O Morro Dos Ventos Uivantes
(Emily Bronte)
 
Este é um dos romances mais apaixonados que eu já li. O ambiente sombrio e tempestuoso nos transmite um senso de mistério. Uma estória muito intensa e cativante. É uma estória sobre amor não correspondido e vingança. A maior parte da estória é trazida até nós pela narração em primeira pessoa do Sr. Lockwood e depois por Nelly.
O Sr. Lockwood é o novo inquilino da Fazenda Thrush Cross, de propriedade de um Sr. Heathcliff. Por cortesia, o Sr. Lockwood vai visitar seu senhorio em Morros Uivantes. Ali ele encontra uma moça, um rapaz e Heathcliff. Ele tenta entender a ligação entre eles e termina por entendê-los de maneira errada. Isto aumenta sua curiosidade para descobrir mais sobre essa família muito estranha. Ele persuade Nelly, a governanta, a lhe contar mais sobre estas pessoas.

A estória retroage ao tempo em que Heathcliff era apenas um menino. O Sr. Earnshaw havia trazido para casa um menino que ele havia encontrado abandonado na rua; este menino é Heathcliff. O Sr. Earnshaw tem um filho, Hindley, e uma filha, Catherine, que tem a mesma idade de Heathcliff. O Sr. Earnshaw favorece Heathcliff e isto deixa Hindley muito furioso. Todos os outros membros da fazenda acham Heathcliff estranho, exceto Catherine, que o adora.

Depois que o Sr. Earnshaw morre, Hindley se volta contra Heathcliff, impedindo sua educação e tratando-o como um trabalhador braçal. Ele faz de tudo para erguer uma barreira entre Catherine e Heathcliff, pois odeia a amizade dos dois. Ele tenta fazer Catherine se dá bem com os Lintons. Os Lintons são uma família rica e respeitada que vive na Fazenda Thrush Cross. O filho dos Lintons, Edgar, começa a gostar de Catherine. Isto gera ciúmes em Heathcliff, mas ele tolera a distância entre ele e Catherine.

Um dia Edgar pede Catherine em casamento e ela aceita. Heathcliff escuta Catherine dizendo a Nelly que ela escolheu Edgar, da família dos Lintons, somente porque ela achava que Heathcliff não é um cavalheiro e que casar com ele estragaria sua reputação e status na sociedade. Heathcliff fica muito magoado, deixa os Ventos Uivantes e vai embora.

Catherine fica arrasada. Ela não pode suportar essa situação. Edgar casa com ela para lhe ajudar a suportar a dor. Ela começa uma nova vida com Edgar, mas um dia Heathcliff retorna. Ele se tornou um cavalheiro e agora é tão desejável quanto Edgar.

O conflito emocional de Catherine começa. Ela quer os dois homens na sua vida. Para conseguir isto ela termina ferindo Linton e a si mesma. Ela nunca consegue sair deste tumulto emocional. Ela dá à luz a uma filha de Edgar e morre.

Heathcliff fica arrasado com a notícia da morte de Catherine. Ele se sente como um leão ferido. Ele declara guerra a todos aqueles que lhe separaram de Catherine. Ele jura tomar vingança. Ele então tem um caso com Isabella, irmã de Edgar, e gera um filho com ela.
O resto da estória mostra como Heathcliff destrói Hindley e toma os Morros Uivantes. Ele trata Hareton, filho de Hindley, da mesma maneira que ele foi tratado anos atrás por seu pai. Ele força a filha de Catherine, Cathy, a se casar com seu filho Linton. Então ele se apodera da Fazenda Thrush Cross.

O romance termina com a morte de Heathcliff e Cathy, a jovem que Lockwood tinha encontrado antes, casa-se com Hareton, o outro rapaz. 
 
Esse livro foi lançado em várias capas, várias versões de filmes:
   
Sei que existem muitas outras adaptações deste clássico por aí, mas essa, das duas ou três que vi, foi a que mais me agradou e eu queria falar de uma adaptação que tivesse me deixado satisfeita. 


"No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, surge com o tempo uma violenta paixão entre Catherine Earnshaw e o cigano Heathcliff, seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados pela morte do pai de Catherine e a crueldade de como Hindley Earnshaw, seu irmão, trata Heathcliff. Quando Heathcliff fica sabendo que ela vai casar com Edgar Linton, um homem rico e gentil, Heathcliff foge para fazer fortuna, ignorando o fato de que Catherine o ama, e não o futuro marido. Dois anos depois, Heathchliff retorna para vingar-se de Hindley e Edgar e do abandono que Catherine lhe infligiu."

Eu fui ler o livro por que, bom, além de ser um clássico, muitos livros contemporâneos citam O Morro dos Ventos Uivantes, sempre elogiando Emiliy Brontë por sua obra magnífica. E, realmente, é uma obra magnífica.
E, ao ler o livro, eu imaginava como alguém poderia fazer uma adaptação fiel (e boa). Por que é tão denso e sentimental. Os diretores precisariam de atores com uma capacidade maravilhosa de atuação. Sem contar que teriam de encontrar pessoas que se encaixassem nas descrições. A arrogante e mimada Catherine. O taciturno e imponente Heathcliff. O belo e frágil Linton.
O pior – ou melhor, no caso – é que eles realmente conseguiram encontrar atores bons o suficiente para Catherine, Heathcliff e sua turma toda. Ralph Fiennes foi um perfeito Heathcliff. Aquela cara de mal dele, os traços fortes... ele ERA o Heathcliff. E a Juliette também fez uma maravilhosa Catherine. Boba, irritante e fútil. Aquelas risadinhas que ela soltava me davam vontade de socá-la, exatamente o que senti ao ‘ver’ Catherine rindo no livro.
E eles também não mudaram a essência da estória, se mantiveram completamente fiéis à personalidade de cada personagem, ao rumo da estória e às paisagens. A única coisa que mudou de verdade foi o modo como a estória foi contada. Não vemos Nelly/Ellen contando a estória ao novo inquilino da Granja, como no livro, mas sim a própria Emily imaginando a estória toda ao ver as ruínas do Morro Dos Ventos Uivantes – o que foi bastante interessante, se querem saber.
Então, sim. Essa foi uma boa adaptação e eu recomendo que qualquer pessoa que tenha lido O Morro Dos Ventos Uivantes a assista para matar a saudade e poder visualizar, principalmente, os cenários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário