terça-feira, 9 de abril de 2013

Sonhos, grilos e paixões - Poemas para adolescentes


  Livro  de  poemas  para  adolescentes,  dividido  em  3  partes  e  um  adendo. As partes:  coisas  da  vida,  coisas  da  cabeça  e  coisas  do  coração,  com  breves  poemas explorando  o  universo  de  dúvidas  e  transformações  inerentes  à  adolescência.  O adendo é coisas da juventude, com um poema referente à juventude do poeta. Um livro de poesia muito especial, principalmente para aqueles jovens que dizem não gostar de poesia...

Veja alguns poemas...

Reclamação

Quando eu era criança,
todos me perguntavam:
--O que você vai ser quando crescer?

Agora me olham
com cara de cobrança
e insistem:
-- O que você pretende fazer da vida?

Mas que falta de imaginação!
Será que essa gente
não tem nada de diferente
para me perguntar?

POETA À VISTA
Não sei como pôr para fora
essas idéias malucas
que me sacodem a cabeça.
É coisa muito esquisita,
parece assombração:
palavras que nascem feitas
sem nenhuma explicação.

Contar aos pais
não adianta… Vão dizer:
“É tudo imaginação!”
Falar com a turma… não sei.
Pode virar gozação.
O jeito é tentar guardar
esse caso para mim mesmo
e colocar no papel
os recados da emoção.

Uma palavra aqui,
outra palavra ali…
Parece que achei o caminho!
Epa! Mas isso tem cara de verso!
Será que eu sou poeta?

E agora? Que vergonha!
Só me faltava mais essa…
Outro segredo bem trancado
no fundo do coração.

3 comentários:

  1. Esse poema me recordo do meu tempo de criança com um grande sonho de ser adulto...Me recordo do sonho de ser universitario,pai,tio,irmao, e os outros me perguntavam que sonho que eu tinha quando eu ficasse mais velho!E hoje ninguem me pergunta mais,porque se me perguntarem eu responderei que tenho vontade de ser criança novamente.''Mais vale um joelho ralado do que um coraçao partido''

    ResponderExcluir
  2. Este foi o meu livro de quinta série. Acredito que foi o primeiro pelo qual me apaixonei. TEnho o de capa verde bem guardado.

    ResponderExcluir