terça-feira, 12 de março de 2013

Os Miseráveis - Victor Hugo




Resumo do livro Os Miseráveis
Na cidade de Dignes vivia um bispo muito bondoso, onde morava numa casa paroquial, estando em frente de um hospital em más condições. Tomando conhecimento desse fato, o bispo de imediato resolveu trocar o seu aposento pelo hospital. Como a cidade era pequena, todos os cidadãos tomaram conhecimento da generosidade do bispo. Aproveitando dessa bondade, um forasteiro chamado Jean Valjean, que acabara de ter cumprido 19 anos de prisão com trabalho forçado, foi pedir ajuda, e como era de se esperar o bispo lhe deu o que comer e dormir. Após se alimentar e dormir um pouco, Jean fugiu roubando talheres, porém foi encontrado mais tarde pelos policias da região, sua desculpa era que o próprio bispo havia lhe dado tais talheres, e sem acreditar foi levado até a casa do mesmo para ter uma confirmação. Chegando lá, o bispo confirmara que tinha dado de presente, isso para que ele não fosse preso novamente, e ainda lhe deu um castiçal. Após esse fato Jean Valjean foi embora de Dignes muito arrependido.
Próximo daquela cidade, mais precisamente em Waterloo, uma senhora procurava alguém para quem deixasse sua filha Cosette, e encontrou aos Thénardier, um casal muito ganancioso, que só se importava com eles mesmos. Fantine sem opção deixou por tempo indeterminado, onde sempre enviava dinheiro para as despesas. Dinheiro esse que conseguira trabalhando na fábrica do prefeito Madaglena, em Montreuil-sur-Mer. Entretanto, em alguns meses de trabalho Fantine foi demitida por inveja e medo das colegas de trabalho, representada pela inspetora da seção. Desesperada sem saber o que fazer, e com os Thénardier cobrando mais e mais dinheiro, Fantine adoece e foi recolhida no meio da rua pelo prefeito que ela pensava que tinha a demitido. Quando ficou sabendo do acontecido Madaglena se sentiu muito culpado e dedicou-se pela saúde de Fantine, porém a mesma não resistiu e veio a falecer. Tendo esse sentimento de culpa, Madaglena resolver buscar Cosette para seus cuidados, contudo não esperava que fosse reconhecido. Na verdade ele era Jean Valjean, sendo mais uma vez preso, agora com pena de morte, mas como sua Gestão como prefeito era reconhecida pela toda França, sua pena foi amenizada para prisão perpetua, trabalhando em um navio.
Alguns anos mais tarde, Jean Valjean é dado como morto ao tentar resgatar um marinheiro que estava se afogando, sendo que nunca tenham encontrado seu corpo. Sobretudo ele não estava morto e apareceu na taverna dos Thénardier como havia prometido, onde foi buscar Cosette, e assim, indo morar com ela em um convento, tendo enfim um lugar tranquilo para morar e dando uma boa educação para a jovem.
Em sua nova vida com sua filha adotiva, Jean Valjean procurou sempre demonstrar muito carinho e afeto para com Cosette, levando para passear todos os dias na praça da cidade. Foi quando num dia um jovem chamado Marius os avistou, e se apaixonou por Cosette a primeira vista, tendo mais tarde um namoro escondido com ela, porém acabou sendo descoberto mais tarde. Com medo do que podia acontecer com sua filha, onde possuía muitos ciumes, e com o confronto do governo e a população, Jean resolveu viajar para outro pais, mas decidiu ficar e batalhou junto de Marius, sendo uns dos poucos sobreviventes daquela barricada.
Após Marius se recuperar dos ferimentos causados na batalha, pediu a mão de Cosette em casamento, onde Jean lhe concedeu. Na festa de noivado, Jean contou sua história de vida, uma história com muitas mentiras, além de ser procurado pela polícia. Dessa forma, decidiram que era melhor o afastamento dela. Mais tarde Marius descobre a verdadeira história sobre Jean, um homem que passou sua vida com muito sofrimento, e quem o salvou de uma morte certa na batalha. Sabendo desses fatos Marius decidiu retomar o relacionamento com o sogro juntamente com sua mulher, porém Jean Valjean estava muito mal de saúde, aonde veio há falecer algum tempo depois.

Baixe o livro no site http://livros.universia.com.br/2012/06/05/baixe-gratis-o-livro-os-miseraveis/

Já houve várias versões para o cinema. As mais famosas são:
   Os Miseráveis : foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário