quarta-feira, 16 de maio de 2012

Novela Essas Mulheres - As mulheres de José de Alencar



Essas Mulheres é uma telenovela produzida pela Rede Record e exibida de 2 de maio22 de outubro de 2005, e apresentada no horário da 19h30.A novela se passa na cidade do Rio de Janeiro do século XIX.
Movimentando a trama estão três mulheres: AuréliaLúcia (que no início se chama Maria da Glória, adotando outro nome quando se torna cortesã), e Mila. Amigas, frequentam aulas de uma professora progressista que ensina francês e música à meninas da sociedade. Mila é rica, mas Aurélia e Maria da Glória têm as aulas pagas por caridade do banqueiro Artur Tavares do Amaral. Mas não demora muito para o destino separá-las. A vida das três toma rumos diferentes, mas elas continuam ligadas.
Essas Mulheres é baseada na obra do escritor brasileiro José de Alencar, reunindo personagens de três obras suas: SenhoraDiva eLucíola. Para reunir as três tramas, alterações foram feitas - como tornar Leocádia, tia da personagem da Mila em Diva, sua mãe, Firmina Mascarenhas de Senhora de dama de companhia de Aurélia Camargo em cafetina do bordel onde Lúcia de Lucíola trabalhava e cumplice de Manoel Lemos e Adelaide Amaral de Senhora de amiga de Aurélia Camargo na principal rival da protagonista e grande vilã da novela.

Senhora

É uma jovem muito pobre, que vive com a mãe e o irmão numa casa humilde, em Santa Teresa. Conhece Fernando Seixas em um baile, onde se apresenta junto às outras meninas alunas de D. Ordália. Logo os dois se apaixonam, porém, as dificuldades financeiras de Fernando falam mais alto e ele acaba deixando Aurélia para se tornar noivo de Adelaide Amaral, jovem rica e também apaixonada por ele. Após a morte de seu avô, Aurélia recebe uma grande fortuna e a usa para se casar com Fernando, não somente por amor, como ele achava, mas também como vingança. No decorrer da novela, o amor que existe entre os dois acaba superando o orgulho e a falsa felicidade que sustentavam como casal, perante a sociedade, se torna verdadeira.

[editar]Lucíola

  • Carla Regina - Lúcia Bicallo / Maria da Glória Assunção
É uma jovem que, por seu pai estar doente, é obrigada a renunciar a sua pureza, tornando-se, através de Cunha, uma prostituta de luxo. Com a misteriosa morte de outra cortesã, Lúcia Bicallo, ela acaba assumindo sua identidade, como forma de evitar que sua irmã, Ana, seja prejudicada pelo rumo que sua vida tomou. Assim, Lúcia se torna a cortesã mais famosa do Rio de Janeiro. Certo dia, enquanto passeia pela praia, conhece Paulo Silva, um futuro diplomata que se apaixona imediatamente por ela, assim como ela por ele. Porém esse amor é ameaçado pelo preconceito.

[editar]Diva

É filha de Duarte. Vive em conflito com a mãe, Leocádia, numa relação que esconde segredos familiares. Acaba apresentando transtornos mentais e é internada num hospício, onde conhece Augusto, por quem se apaixona e que a ajuda a libertar seus sentimentos através da pintura. Augusto por sua vez é vítima de uma trama e acaba por ir trabalhar na pedreira de Cunha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário