quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cartas para Mariana - Osmar Oliva



O Autor         
  Poeta, contista e ensaísta
  Nasceu Brasília de Minas, MG
  Pós-doutorado em literatura
  Professor da Unimontes
  Publicou vários ensaios e livros de poesia

Características da obra
  Temáticas variadas, predomínio de lugares fechados e pelo centro urbano com todos os seus problemas.
  Prosa intimista de cunho filosófico-existencialista
  Hipertextualidade
  A literatura de Oliva é a escrita de si, do seu “eu” em busca do seu “outro”
  Em cada carta perceberemos um narrador diferente, um sujeito desconexo, que procura compreender a si, sua família, o outro e a literatura.
  Título da obra  - Cartas para Mariana
Não há só cartas destinadas a uma mulher.
São 30 cartas sendo que apenas as cinco primeiras à Mariana. As outras estão ligadas a outras pessoas, escritores, situações , até mesmo monólogos

Temáticas:
  Cartas amorosas
  Cartas familiares
  Cartas do corpo
  Cartas literárias
  Cartas sobre o eu

Cartas amorosas
  Cartas destinadas às pessoas amadas. Na verdade as únicas em que lemos declarações amorosas de fato, são as cinco primeiras, destinadas à Mariana por um misterioso remetente  de inicial C
Cartas para Mariana são correspondências de um amado à sua amada ou do eu para o outro
Seriam respostas das cartas portuguesas escritas por Sóror Mariana Alcolforado no século XVII
  Deparamo-nos  com um amor intenso, beirando o ultraromantismo, egoísta, capaz de causar conflitos existenciais ao ponto do eu não se encontrar em si, almejando ser o outro
  O C seria a inicial do remetente Chamilly o cavaleiro francês apaixonado por Mariana
  As cartas falam do próprio sujeito que da amada propriamente dito. Ela é uma escrita do encontro e desencontro consigo mesmo.

Cartas familiares


  Giram em torno de famílias e amigos
  Narrativas mais íntimas
  Cartas em que vemos narradores em busca de reconhecimento familiar e conhecimento de mesmos.
  A  relação entre pais e filhos, infância e maturidade, afeto e abandono,casamento e solteirice, vida e morte são temas abordados
  Carta para Maria, Carta para Isaac e Carta para as filhas de  Eva destacam-se por possuírem um diálogo entre si:
Intertexto bíblico nos nomes dos destinatários na qual a figura feminina toma relevo.
Maria – Nossa Senhora
Eva – pecado, sedução
Isaac – filho legítimo
Isaías – filho da dor – Intertextualidade com José de Alencar – Iracema
Traços machadiano  - Dom Casmurrro – dúvida quanto à paternidade
Possuem remetentes diferentes e vozes distintas e tempos diferentes.

Cartas do corpo
  Tematizam o sexo, o encantamento pelo corpo do outro e o homoerotismo
  Textos narrados ora por homens ora por mulheres e ora por um narrador em 3ª pessoa
  O corpo desperta prazer e perdição
  Carta sobre o medo – mulher presa ao homem através do corpo – cativa doméstica
  Carta sobre o manuscrito de Assis – 4 cartas narradas por personagens diferentes e giram em torno de um mistério manuscrito assinado por Assis.
   Fica claro a relação homoerótica e uma denúncia dos abusos sexuais dos clérigos
                Intertextualidade com um conto de Machado de Assis – Manuscrito de um sacristão, a diferença está que o padre disfarça uma atração pela prima
  Carta par a um desconhecido – teor psicanalista – narrado em 3ª pessoa. Duas leituras: bandido observa vítima e a outra questão homoerótica – apreciação do outro

Cartas Literárias
  Diálogo explícito ou implícito com grandes escritores, personagens ou obras célebres.
  Cartas para Ulisses – Odisséia de Homero – referência a Penélope – tema da espera
                Imagem de uma saída da prisão: o narrador (Penélope) e o homem preso (Ulisses)
  Carta para Bento – Dom Casmurro – o ciúme de uma narrador em 1ª pessoa num estado de angústia e tensão
  Carta para as singularidades de uma moça loura – Singularidade de uma rapariga loura de Eça de Queiroz- 1ª obra realista
                Tensão: parecer versus ser
                Intertexto com Missa do Galo de Machado
                Ambos relatam o encantamento por uma mulher.
  Carta para Rubem Fonseca – conto passeio noturno – família tradicional presa na mesmice, personagem assumem dupla identidade, se escondem por traz de uma máscara social
                Homem bom versus seu lado obscuro – O médico e o monstro
                Ocorre a imprevisibildade da narrativa

Cartas sobre o eu
  Cartas em tons de monólogo nas quais o eu, através da memória ou de reflexões intimístas procura se encontrar consigo mesmo.
  Há também textos em que o eu entra em conflito com seu outro.
  O processo criativo traz inquietações ao sujeito, o qual se escreve para se encontrar, configurando um teor metalinguístico
  O transcedente e o fantástico são formas de preencher o vazio.
  A palavra que nos assusta é capaz de transformar
  Cartas sobre a casa de minh’alma – começa com verso do simbolista Alphonsus de Guimarães
  Carta sobre um conto fantástico –características simbolistas e surreais
                Conto fantástico, repleto de sugestões e mistérios. Intertexto com o poema Violões que choram de Cruz e Souza, poeta simbolista
  Carta sobre as palavras –Há um diálogo com Cecília Meireles em ratifica o poder das palavras e sua força transformadora
  Carta de Ash – mais intrigante carta do autor
                Trata do nascimento de um “eu”, de um heterônimo do autor – Ash que domina o seu senhor que gosta de escrever poeminhas tolos
                porque tem medo de histórias compridas.
                Há metalinguagem e alteridade e do duplo (dupla personalidade)
                Pseudo-monólogo em tom confessional em que o texto é narrado por Ash em 1ª pessoa e em alguns momentos ele é apresentado em 3ª pessoa – Há mais de uma voz narrativa neste conto
  Ash é rebeldia,  e seu senhor é moralidade.
  Intertextualidade com a obra Ash de Edvard Much. Um eu(homem) que não vive em seu outro(mulher)

  E em um trecho de Oliva, lemos que os enhor varre tudo para o porão:Ash. Numa leitura do quadro de Munch, o varrido pode ser a cinza que seria lançada toda em Ash , que é o lado obscuro, sombrio e verdadeiro.
  Essa carta não há destinatário, só remetente – Ash – É o outro falando para o eu
                É aquela lado que todos nós ocultamos, aquele duplo grita dentro de nós.
                “Ash é o meu lado escuro, sombrio, verdadeiro, minha essência desconhecida. Eu o mato todos os dias e todos os dias ele ressuscita, para me mostrar o que não devia.”

Considerações finais
  Oliva se multiplica em várias vozes e gêneros para trilhar caminhos reais e surreais, temporais e atemporais.
  Utiliza o discurso religioso
  Osmar se busca em seus próprios textos
  Ele é um poeta que faz reflexões de suas poesias
  Utiliza-se de belas figurações, descrições e recursos sensitivos
  Há também reflexões sociais
  Reflexões filosófico-existencialista do mundo contemporâneo
  Há metalinguagem
  Intertextualidade
 “Cartas para Mariana é, sem dúvida, uma produção magistral, de uma sensibilidade humana e lírica que encontra correspondência em nós”
                                                                              Márcio Moraes


















7 comentários:

  1. Parabéns pelo estudo professor. Muito relevante para a academia. Que venham outros pra que assim possamos valorizar nossos autores pós-contemporâneos que Têm muito a nos dizer.....

    Thiago Lamonier

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  2. Parabéns, Márcio! Excelente iniciativa! Nos encontramos no Mestrado! rsrs

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  3. Nossa, nao consigo achar esse livro por nada e preciso muito ler para fazer vestibular.
    Se vc tiver ele em arquivo ou souber onde comprar, por gentileza, entre em contato por email. Preciso muito!

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    1. Olha Rafaela, esse livro é difícil de encontrar para comprar. Eu li um xerox do livro e fiz um resumo do resumo do professor Márcio do Colégio Sólido. Vc pode ligar para a Palimontes e ver se lá tem o livro.38 32231000

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    2. Jussara, também estou precisando do mesmo livro ( e aliás um de Drummond e e um de Marisa Lajolo) você não sabe se tem como conseguir esses livros em pdf ou sei lá em alguma midia? Grata.

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    3. aliás meu e-mail é esse, por favor de ajude!

      maylitlleangel@hotmail.com

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  4. Bom dia.
    Também estou ouca atrás desse livro. Moro em sp, sabe como posso conseguir? Bjs, obrigada! Parabéns pelo trabalho.

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